Dois homens de terno em reunião de trabalho

Imagine que você precisa tomar uma decisão importante, sobre um assunto que você não domina por completo. Ou precisa avaliar se suas ações estão no caminho certo ou se precisa fazer alguma correção no rumo tomado. O que você faz? É muito provável que você tenha pensado em pedir ajuda especializada, correto?

De uma forma bastante simplista, essa é a realidade do profissional de consultoria, uma atividade que pode ser definida como um aconselhamento externo sobre como proceder diante de alguns desafios da empresa ou um auxílio na hora de avaliar resultados e implementar novos projetos.

Pode-se agrupar as atividades de consultoria em quatro grandes áreas, que demandam profissionais diferentes e cada vez mais bem preparados. Vamos a elas:

Consultoria estratégica
Geralmente, o consultor envolve-se com os níveis mais altos das empresas, onde são tomadas as decisões estratégicas capazes de alterar os rumos dos negócios. Uma fabricante de aparelhos eletrônicos deve comprar a concorrente? Como garantir maximizar a lucratividade de uma montadora? É hora de uma empresa de serviços financeiros investir em outros mercados? Questões como essas fazem parte do dia a dia do consultor estratégico.

Melhoria de desempenho
Quando entramos na área de melhoria de desempenho – ou preformance improvment, como é chamada em algumas empresas – estamos falando de uma atividade mais operacional que a consultoria puramente estratégica. Aqui a questão que se apresenta ao consultor é: como alavancar resultados? O trabalho do consultor é desenvolver um plano de ação e muitas vezes executá-lo, visando promover melhorias mensuráveis e sustentáveis no desempenho do negócio. Por aqui passam: promover mudanças no modelo de operação financeira, aprimorar o desempenho do setor de marketing e vendas, revisão da política de remuneração, entre outros.

Processos de tecnologia
Essa talvez seja a área mais operacional da consultoria. Trata-se de desenhar ou repensar os processos dentro de uma empresa de modo a garantir maior eficiência. Geralmente, envolvem soluções tecnológicas como plataformas de banco de dados e desenvolvimento de softwares.

Auditoria
Trata-se de pente fino nas contas da empresa, um exame cuidadoso das atividades e processos desenvolvidos com objetivo de averiguar se foram implementados corretamente e de acordo com o projeto da empresa. A grande diferença que apresenta em relação às atividades anteriores é que exige um maior conhecimento de contabilidade empresarial, dedicando-se a técnicas e conhecimentos organizacionais.

Perfil do profissional
É claro que cada atividade exigirá competências e habilidades específicas de cada profissional. No entanto, algumas características são imprescindíveis. Saber lidar com prazos apertados é uma delas. Proatividade e cuiriosidade também, afinal, com o consultor é um prestador de serviço, o projeto de hoje pode ser numa montadora e o próximo, numa indústria farmacêutica e o profissional precisa se inteirar rapidamente das particularidades de cada realidade.

A tendência atual no mercado de consultoria é que as empresas desse setor se verticalizem e ofereçam mais de um tipo de serviço em seu portifólio. Isso, porém, não significa mais mobilidade para o profissioal da área. Em geral, o consultor se especializa em uma determinada atividade – por isso, informar-se antes de ingressar nesse mercado é fundamental. Uma boa dica nessa hora é participar de palestras promovidas pelas empresas do setor, eventos que visam esclarecer e atrais talentos para essa área.

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: