Abílio Diniz

Nenhum empreendedor de sucesso esconde as dificuldades que encontrou e os erros que cometeu durante a sua trajetória. Estes são, aliás, combustíveis para manter firme e forte a vontade de trabalhar todos os dias.

Defensor do empreendedorismo como ponto-chave para sair da crise, o empresário Jorge Paulo Lemann foi conciso ao explicar: “Vocês não podem desanimar na primeira dificuldade, na primeira volta para trás. Vai se dar bem quem continuar”.

No vídeo abaixo, ele aconselha que empreendedores tomem riscos menores primeiro, uma maneira de testar as águas antes de arriscar-se um pouco mais – mas não deixe de tentar e aprender com cada resultado.

Ecoando essa ideia, o Portal Endeavor preparou uma lista com sete grandes histórias empreendedoras de sucesso, que também são exemplos de paixão, superação e persistência. Conhecê-las e, principalmente, se inspirar com elas é uma forma atiçar ainda mais essa chama.

1. Abilio Diniz, então presidente do conselho administrativo do Grupo Pão de Açúcar

Ele é uma referência no país. Depois de se formar em Administração, seu pai propôs abrir um novo tipo de negócio na época: um supermercado. O primeiro Pão de Açúcar continua na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo. Em 1968, já contava com 40 lojas e mais de 1.500 funcionários. Mas não foi tão simples, Abilio também enfrentou diversos problemas, como uma grande reestruturação administrativa nos anos 1990. Recentemente, vendeu 10,5 milhões de dólares em ações da rede ao grupo francês Casino. Assista ao vídeo.

2. Luiz Seabra, sócio-fundador da Natura

Uma das empresas mais conhecidas do país começou com uma fábrica, um Fusca e sete funcionários na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Depois, com a entrada de Guilherme Leal e Pedro Passos, a Natura passou a mirar cada vez mais alto, crescendo assim no mercado nacional de cosméticos. Eles inauguraram uma forma especial de falar com o consumidor e o vendedor, que fez surgir um “jeito Natura” de ser. Assista ao vídeo.

Participe do Imersão Empreendedorismo, programa de decisão de carreira da Fundação Estudar

3. Robinson Shiba, fundador do China in Box

O paranaense de Maringá abandonou a carreira, logo após se formar em Odontologia, para criar o primeiro delivery brasileiro de comida chinesa na caixinha. A ideia surgiu em uma viagem aos Estados Unidos e não foi muito bem recebida por sua família, com exceção de uma pessoa: seu pai, que nunca deixou de acreditar no potencial do filho e até hoje participa da administração da empresa. Assista ao vídeo.

4. Alexandre Costa, fundador da Cacau Show

A tradição empreendedora de sua família os levou a comprar e revender chocolates de um fornecedor. Com 14 anos, ele vendia de porta a porta, mas em um determinado feriado de Páscoa não recebeu o produto encomendado. A situação traumatizou sua mãe, que nunca mais quis tocar um negócio de chocolate. Aos 17, insistiu em recomeçar e criou a Cacau Show. “O que deu errado para vocês talvez não dê para mim agora”, assegurou. Assista ao vídeo.

5. Daniel Mendez, fundador da Sapore

Natural do Uruguai, ele veio para o Brasil ainda jovem, disposto a batalhar por seu lugar ao sol. Começou como garçom, passou por hotéis e foi subindo na vida até conseguir abrir o próprio negócio. O crescimento veio e os problemas também: anos depois, a Sapore chegou muito perto de quebrar. Neste momento, Daniel teve de dar a resposta mais importante da sua vida para a pergunta: “E agora, Mendez?!”, feita pelos stakeholders da empresa. Assista ao vídeo.

Participe do Imersão Empreendedorismo, programa de decisão de carreira da Fundação Estudar

6. Edivan Costa, fundador da SEDI

A vida às vezes parece colocar obstáculos em nossa frente, mas ela não quer que desistamos. O ex-morador da favela de Belo Horizonte abandonou a carreira como jogador de futebol no Palmeiras para retornar à sua cidade para trabalhar como office-boy. Sua dedicação e excelência lhe renderam promoções e a confiança dos que estavam ao seu redor. Edivan viu uma oportunidade no setor de regularizações e, hoje, é o empreendedor por trás de uma gigante no ramo. Assista ao vídeo.

7. Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale

Ele nunca deixou de acreditar em seus sonhos e de mirar alto. Ex-atleta olímpico, Pedro representou o Brasil em duas Olimpíadas. Depois de abandonar as pistas de atletismo, encontrou Bernardo Lustosa, um estudioso que complementava perfeitamente o seu perfil. Juntos criaram a ClearSale e tornaram-se uma referência na área digital com seu sistema de gestão de fraudes para grandes varejistas. Assista ao vídeo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: