pessoas desfocadas conversando

As maiores lideranças de uma empresa são conhecidas como posições “C level”: CEO, CFO, CMO e por aí vai. O “C” do título se refere ao chief, ou chefe, e conseguir um posto do tipo costuma incluir um processo seletivo bastante misterioso: as entrevistas com o conselho.

Autor do livro “The Career Playbook”, James Citrin é um headhunter especializado na busca por altos executivos. Parte de seu trabalho é auxiliar os integrantes do conselho na preparação de guias para entrevistas. A ideia é que, na hora da conversa, ninguém ali esteja perdendo tempo.

Em uma publicação no LinkedIn, Citrin compartilha um guia recente para entrevistas com candidatos a CEO – e aproveita para dizer que nunca é cedo para começar a se preparar.

Confira a tradução do Na Prática abaixo:

Quando trabalho com conselhos de diretores para ajudá-los a se preparar para entrevistar candidatos a CEO, desenvolvemos um guia de entrevista que irá ajudar a organizar a conversa, que geralmente leva 90 minutos. As entrevistas são só um passo no processo de contratação de um CEO, assim como referências aprofundadas e avaliações executivas. Mas não um exagero dizer que são eixo central do processo.

Conselhos e comitês de busca sempre vão acreditar em analisar trajetórias e experiências relevantes, revisar relatórios escritos e conversar com as referências. Mas é na entrevista que a química se estabelece e traços intangíveis mas essenciais como paixão, energia e compatibilidade cultural são determinados. O resultado é que, num nível de CEO, assim como ao longo de sua carreira, ser um bom entrevistado é uma grande vantagem.

Leia também: O dia a dia de um headhunter no Brasil

Ao conduzir entrevistas com candidatos a CEO, muitas questões feitas pelo comitê são, claro, customizadas para cada situação de cada empresa. Mas muitas são baseadas em áreas essenciais em que o CEO precisa demonstrar capacidade: estratégia e visão, crescimento, gerenciamento operacional e financeiro, liderança e trabalho em equipe e cultura.

Aqui está o guia de entrevista que criamos recentemente para um conselho que buscava um CEO para sua empresa de capital aberto:

GUIA DE ENTREVISTA

A entrevista típica para CEO começa com o diretor do conselho dando as boas vindas ao candidato, agradecendo sua presença e convidando os membros do comitê a se apresentarem. A pessoa então começará com a pergunta que considero a melhor pergunta inicial:

“Você teve a chance de começar a conhecer a empresa. Por que acha que essa poderia ser a oportunidade certa para você nesse ponto de sua carreira e por que acha que seria o líder certo para nós?”

Os melhores candidatos responderão com uma narrativa limpa de 4 a 6 minutos sobre suas carreiras, experiências relevantes, interesses e aspirações profissionais e uma avaliação breve sobre a oportunidade. Muitas vezes esta é a mais importante das perguntas já que, como todos sabemos, as primeiras impressões ficam. São essas perguntas, assim como os cumprimentos, apertos de mão e introduções, que fazem essas importantes primeiras impressões.

A partir dali, cada uma das áreas de capacidades de um CEO são investigadas a partir de uma seleção das perguntas a seguir (cada uma precisaria de horas de discussão):

I. Gerenciamento de crescimento, financeiro e operacional
– Descreva um momento em que você levou a empresa ou negócio a acelerar crescimento, expandir lucratividade, aumentar eficiência e retorno aos acionistas. Qual era sua visão e o que precisou mudar? Como fez a organização responder? Qual foi o resultado?

Descreva sua experiência gerenciando orçamentos significativos e demonstrativo de lucros e perdas (P&Ls). Como priorizou seus investimentos? Que processos utilizou para ganhar apoio? Quais são suas experiências com a tomada de decisões difíceis quando se trata de cortes no orçamento, reestruturação ou realocação de recursos?

Com um ou dois exemplos, conte como você fez um negócio ou organização crescer ou mudar através de parcerias estratégicas, joint ventures ou aquisições. Quais foram os efeitos de longo prazo no negócio?

Você já criou e/ou apresentou um novo produto ou negócio que resultou em uma nova fonte de renda?

II. Estratégia e visão
Quais são as prioridades estratégicas mais importantes, em sua opinião, para nossa empresa nos próximos três anos? O que faria como CEO para ser bem sucedido em relação a essas prioridades?

Como desenvolveu estratégias quando seu negócio enfrentou novos competidores e ameaças no mercado? Quais foram os objetivos de curto e longo prazo que definiu? Como envolveu outros na concepção e implementação de mudanças? Quais foram os resultados?

 Descreva sua experiência administrando uma organização conforme ela cria novos modelos de negócios, produtos, conteúdo ou iniciativas que são essenciais para seu crescimento. Como desenvolveu uma visão e uma estratégia de apoio? Como comunicou e ganhou aquisições de componentes principais conforme a organização evoluía? Quais foram os resultados?

III. Liderança e trabalho em equipe
Como descreveria seu estilo de gestão? Como sua equipe e colegas lhe descreveriam? Na opinião deles, quais seriam suas principais forças e/ou fraquezas como líder ou gerente?

Onde acha que pode se aprimorar?

Explique alguns ambientes diferentes em que já trabalhou. Onde esteve em seu melhor?

Descreva o ambiente em que seu estilo de liderança é mais eficaz. Onde você esteve frustrado ou teve menos sucesso?

Inscreva-se no curso por email: Conselhos de CEO: Aprenda sobre gestão empresarial com grandes líderes

Com um ou dois exemplos, conte sobre seu estilo de comunicação no trabalho. Como ele aparece em seus relatórios diretos, com superiores e sua equipe, de maneira geral? E com a comunidade externa, como clientes e investidores?

Fale sobre um momento em que você assumiu uma equipe que esteve sob outra liderança por um longo período. O que fez para construir apoio, comunicação, confiança e seguidores rapidamente?

IV. Tecnologia
Como muitas empresas, nós estamos passando por mudanças em nosso ambiente operacional devido às transformações digitais contínuas, diferentes padrões de consumo de conteúdo e competidores agressivos. O que já fez para implementar melhorias tecnológicas como integrações de plataforma ou novos sistemas de gerenciamento de empresas?

Pode compartilhar uma experiência em que teve que expandir um produto central através de inovação e, em particular, em um ambiente de tecnologia móvel?

Como traria mais inovação à nossa empresa? Quais inovações liderou em outros negócios que são pertinentes?

Qual empresa que, após adotar uma nova tecnologia e evoluir seu modelo de negócios, você mais admira? Por que?

V. Cultura
O que é mais importante e valioso para você? O que lhe serve como guia de vida?

Pense em sua trajetória e compartilhe uma história sobre uma experiência de vida pessoal que lhe define como pessoa hoje. Qual foi o valor ou lição?

Como mudou culturas para facilitar a inovação?

VI. Outras perguntas
Qual é sua avaliação de nossa empresa hoje? De seu ponto de vista, o que a empresa está fazendo certo e o que precisa mudar?

Quais seriam os maiores obstáculos para o próximo CEO, na sua opinião? Que falhas e necessidades em habilidades/experiência você precisa desenvolver mais e prestar atenção e como fará isso?

Pode nos dar um exemplo de uma lacuna de habilidade/experiência que o levou a ser menos eficaz do que gostaria? O que fez para garantir que não vá cair na mesma armadilha novamente?

Descreva uma ou duas conquistas específicas das quais você é especialmente orgulhoso em sua carreira. Por que?

Como seria sua abordagem nos primeiros 100 dias de trabalho? Como aprenderia sobre o negócio, construiria confiança, geraria aquisições e desenvolveria um plano?

VII. Finalmente, a pergunta de extrema importância no final
 Que perguntas você tem para nós?

Este artigo foi originalmente publicado no LinkedIn

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: