atleta fazendo salto sobre vara

Você já parou para pensar como a vida dos atletas e empreendedores têm semelhanças? Além de suar a camisa e lutar dia a dia para superar desafios, há vários outros aspectos da rotina dos esportistas podem e devem ser aplicadas no empreendedorismo. Vale conferir e incorporá-lo na gestão do seu negócio!

1. Objetivos e metas bem definidos

Ter em mente onde se deseja chegar ajuda atletas e empreendedores a traçar estratégias e estipular os caminhos para tornarem-se bem sucedidos, cada um a sua maneira. Por exemplo: enquanto um corredor precisa diminuir 3 segundos do seu tempo para superar os adversários, o empreendedor deve reduzir custos para aumentar sua lucratividade.

2. Disciplina e determinação

Força de vontade, concentração, garra, persistência e resiliência são características essenciais, tanto para quem quer vencer no esporte, como para quem é dono do seu próprio negócio.

3. Desistir, jamais

Atletas e empreendedores sabem que é preciso seguir em frente mesmo diante das dificuldades e obstáculos, mantendo foco em suas metas e perseguindo-as, custe o que custar. Aliás, mais do que ser perseverante, eles sabem da importância de reavaliar seus desempenhos e aprender com seus fracassos, para traçar novas estratégias.

Leia também: O que o tenista Guga Kuerten pode ensinar aos empreendedores

4. Gestão de tempo

Ambos estabelecem prioridades, dia a dia, mês a mês, ano a ano. Se o atleta administra suas horas de treino, e tem como meta superar seu desempenho na próxima competição, o empreendedor também precisa organizar suas prioridades de acordo com o tempo disponível, para pensar estrategicamente no negócio.

5. Trabalho em equipe

Mesmo os atletas que não atuam em times, como nadadores e maratonistas, precisam estar em sintonia com treinadores, equipe médica e preparador físico. O mesmo acontece com o empreendedor, que deve procurar criar um ambiente saudável e motivador tanto para fornecedores como para funcionários. Vestir a camisa é essencial para o sucesso do negócio.

6. Olhar atento ao concorrente

Os atletas informam-se constantemente sobre o desempenho de seus adversários e, baseando-se nestes resultados, treinam e lutam para superá-los.  O empreendedor também está sempre observando seus concorrentes para, diante de seus desempenhos, desenvolver estratégias para conquistar sua fatia no mercado.

7. Paixão pelo que faz

É fundamental sair da cama todos os dias com o desejo de fazer o melhor possível e superar-se dia a dia. Atletas e empreendedores perseguem continuamente seus sonhos e são extremamente comprometidos com sua missão.

Se você é um empreendedor comprometido com seus resultados, acredita no seu time e aposta em riscos calculados, provavelmente se destacará no mercado. Os obstáculos diários sempre podem ser ultrapassados com um bom planejamento e preparo técnico. Concorda?

Inscreva-se no Curso por Email: 8 Ferramentas para ser um Líder melhor

Este artigo foi originalmente publicado no portal DRAFT

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: