O que diferencia um líder? Na maioria das vezes, o que está por trás das chamadas ‘habilidades de liderança’ são formas específicas de pensar e de agir; um jeito próprio de ver o mundo e atuar sobre ele.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Por isso mesmo, o comportamento de liderança pode ser treinado e aprendido a partir de certos ‘modelos de pensamento’, ou dicas precisas sobre como encarar os fatos do dia a dia – seja no trabalho ou na vida pessoal.  

Algumas ferramentas úteis para esse propósito são Plano de Ação, Plano de Desenvolvimento Individual, PDCA, Ciclo de Kolb, Roda da Vida e Antifrágil. A seguir, entenda melhor como está última ferramenta funciona. 

O que é antifrágil?

Para você entender o que é antifrágil, uma boa maneira é partirmos para a definição do que é frágil, que seria algo que sai prejudicado (quebra, rompe ou deforma) quando submetido à pressão de um agente externo. Faz sentido para você?

Por isso, o antifrágil, oposto de frágil, é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada. O conceito foi criado pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb no livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, publicado em 2012.

Essa lógica é interessante pois rompe com o modelo de que o oposto de fragilidade está em força ou resistência, características de quem é capaz de suportar situações extremas sem se alterar.

Ao buscar somente essas duas características, você não irá melhorar com o caos, permanecendo no mesmo estado em que está. No argumento de Taleb, dizer que algo resistente é o oposto de frágil é como dizer que neutro é o oposto de negativo.

antifragil nissim taleb
Nassim Nicholas Taleb no PopTech 2015 [Vimeo]

Por outro lado, se você optar pelo caminho do antifrágil, irá encarar os eventos adversos de frente e se aperfeiçoará diante deles. Dessa forma, para poder crescer pessoal e profissionalmente, nós NÃO devemos evitar o caos.

Isso mesmo: se esquivar e se proteger de ataques ou mudanças bruscas pode parecer um caminho seguro, mas não é a melhor opção para o seu desenvolvimento. Se você fizer isso, vai acabar camuflando as suas vulnerabilidades, quando o verdadeiro líder precisa reconhecê-las e trabalhar para aperfeiçoá-las.

Assim, adiar uma crise não é uma boa ideia.  Sem a aleatoriedade, caos, desordem e estresse, o antifrágil não tem como aprender, reforçar-se, melhorar e evoluir. Segundo o autor, há muitas coisas que vieram do estresse… Porém, damos mais atenção ao já conhecido estresse pós-traumático e falamos pouco sobre o crescimento pós-traumático.

De onde surgiu o conceito? 

Nassim Nicholas Taleb, professor de riscos no Instituto Politécnico da Universidade de Nova York, é considerado um dos maiores especialistas no planeta em mercado financeiro, indústria repleta de incertezas e fragilidades. Antes da quebra do banco Lehman Brothers, em 2008, publicou livros prevendo o colapso financeiro.

Ele costuma chamar de “cisnes negros” os grandes acontecimentos que não podem ser previstos e que trazem reflexos enormes no mercado. Dessa lógica surgiu outra grande obra sua, A Lógica do Cisne Negro, publicada  em português em 2012.

Para que serve a mentalidade Antifrágil?

O conceito é importante pois ajuda a lidar com os riscos e incertezas presentes nos mais diversos âmbitos de nossas vidas. No competitivo mercado de trabalho atual, em que todos são constantemente testados, os mais fracos não resistem à ocorrência dos eventos inesperados e você será um “sobrevivente” caso absorva esse conceito de antifragilidade. 

O antifrágil cria a consciência da existência de fatores externos e inesperados (muitas vezes é difícil lembrar deles na hora de se planejar) e, diante desses fatores, encara a aleatoriedade com naturalidade e como fator benéfico, sempre buscando aperfeiçoamento. Enquanto todo mundo aposta em prevenção de riscos e antecipação de crises, você vai ser o único crescendo e se desenvolvendo diante dessas situações. 

Como aplicar a ideia?

Analisar as próprias fraquezas é uma das formas. Assim como ocorre com os indivíduos, algumas indústrias são antifrágeis e outras não. A aviação comercial é antifrágil e melhora a cada acidente aéreo. Isso porque quando um avião cai, as falhas são analisadas e a segurança é reforçada para se evitar que outros possam cair futuramente. 

A natureza também é um bom exemplo de antifragilidade. As florestas se beneficiam das pequenas queimadas, e é com elas que evitam que materiais inflamáveis se acumulem a ponto de causarem um grande incêndio que ficará fora de controle.

Em outras palavras, deixar que esses pequenos incêndios ocorram limpa a floresta dos materiais que evitariam um grande incêndio. Qual a lição? Não tenha medo dos riscos menores. Abaixo algumas utilizações do antifrágil no dia a dia de um líder:

  1. Não deixe de agir por temer a ocorrência de erros com riscos menores (você aprenderá com eles caso se confirmem).
  2. Dê e receba feedbacks a sua equipe, de maneira clara e honesta, ajudando a criar um time antifrágil.
  3. Aplique o conhecimento existente e estude sobre crises parecidas com as quais você está passando para saber como agir. 
  4. Desconfie quando tudo caminha bem e fácil demais (“quando a esmola é demais…”)
  5. Não adie os seus problemas. Encare-os e leve o aprendizado consigo nos futuros projetos.

Você é antifrágil?

A seguir, veja algumas reflexões que vão ajudar a perceber se você está adotando uma postura antifrágil na sua carreira: Ao fazer seu planejamento, você procura considerar a existência de cenários inesperados ou apenas visualiza o mundo ideal? Você prefere os momentos de estabilidade ou de instabilidade? O caos te assusta ou te motiva? Você enxerga a crise como um problema ou uma oportunidade? Nos seus projetos, você precisa ter tudo sob controle ou de saber se virar diante do imprevisível?

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: